inicialmente, 7 tópicos serão discutidos. Cada um a seu tempo.
1. PESQUISA
2. DPO(Documento de Posição Oficial)
3. FALAR EM PÚBLICO
4. REGRAS DE PROCEDIMENTO
5. FORMAS DE DEBATE
6. FORMULAÇÃO DE RESOLUÇÕES
7. NOTAS SOBRE VESTIMENTA
Para aqueles que se sentem confortáveis com leitura em inglês, sugiro a leitura da página da ONU http://www.unausa.org/site/pp.asp?c=fvKRI8MPJpF&b=457131
Ela é útil e contem excelentes informações para você realizar uma boa preparação de delegados.
PESQUISA
Ela é fundamental para uma boa preparação de seu aluno.
Sem pesquisa, o aluno não terá substância nas discussões e sua atuação estará comprometida. Portanto, reserve bom tempo para este ítem.
Boa preparação é prenúncio de delegado participativo e influente no comitê.
O aluno deve reunir a maior quantidade possível de dados (significativos) sobre o país que irá representar.
Promova atividades em sala, e fora dela, que incentivem debates relativos aos temas que serão discutidos.
Boa atividade é pedir um trabalho individual de investigação sobre o país. Lembre-se que o teor deste trabalho não deve ser imparcial. Antes, deve ser feito levando-se em conta a posição do país em questão. Para tanto, instrua seus alunos para que leiam discursos oficiais (com os presidenciais, do ministro das Relações Exteriores e outros representantes diplomáticos, do exército, etc) sobre o tema a ser discutido no MINI ONU. O objetivo é que se perceba a orientação do país a ser representado. Após ser feito o exercício de leitura, peça um trabalho escrito. Ele será boa referência para avaliação da percepção que seu aluno adquiriu.
.